Projeto educação e promoção da saúde no contexto escolar: o contributo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o uso racional de medicamentos: caderno do professor

Autores/as

Alessandro de Oliveira Silva; Adriana Giavoni; Gislane Ferreira de Melo; Margô Gomes de Oliveira Karnikowski; Maria José Delgado Fagundes; Suzana Schwerz Funghetto; Joaquim Rodrigues dos Santos

Palabras clave:

Medicamentos - abuso, Automedicação, Medicamentos - utilização

Sinopsis

No Brasil, a utilização irracional de medicamentos vem causando sérios problemas de saúde pública, tais como a resistência a antibióticos, os casos de intoxicação, envolvendo principalmente as crianças e tantos outros.

Neste contexto, atuar na formação do educador para auxiliá-lo no sentido de tratar de temas tão relevantes em saúde é uma forma de contribuir para a construção de uma sociedade mais preparada para enfrentar criticamente as informações veiculadas sobre medicamentos.

Este material visa auxiliar o professor na compreensão das nuances envolvendo a influência da propaganda no uso de medicamentos e dos principais conceitos envolvidos com o tema. Busca também estimular o professor a refletir sobre as metodologias mais adequadas para desenvolver o tema em sala de aula.

Capítulos

  • Prefácio
  • Contextualizando os medicamentos
  • Uso racional de medicamentos
  • O uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação
  • Propaganda e consumo de medicamentos
  • Currículo das séries iniciais a educação para a saúde
    uso racional de medicamentos e a influência da propaganda
  • Referências bibliográficas
Caderno do professor

Descargas

Publicado

January 29, 2021

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.

Detalles sobre esta monografía

Dimensiones físicas